Cultura do Nepal

Billy O Discípulo

Indik Billy Seixas a um Amigo

Indik Billy Seixas a um Amigo

Clik e Vote na Enquête

Clik e Vote na Enquête

Nepal

Nepal e sua cultura

A cultura nepalesa é muito diversa, refletindo as diferentes origens étnicas de seu povo. Porém como cerca de 80% da população é hinduísta, a cultura nepalesa reflete costumes, crenças e tradições hindus. Entretando a influência do budismo, cerca de 10% da população, é grande. As duas religiões coexistem e ritos hinduístas e budistas que acompanham o nascimento, o casamento e a morte sempre são praticados.

O folclore é uma parte integrante da sociedade nepalesa. Contos folclóricos estão enraizadas na realidade do dia-a-dia, contos de amor, afetividade e batalhas, bem como demônios e fantasmas refletem o estilo de vida local, bem como suas culturas e crenças. Muitos contos folclóricos nepaleses são contados mediante a integração de dança e música.

Calendário

O ano nepalense começa em meados de abril e está dividido em 12 meses. Sábado é um dia oficial de descanso. Dentre os feriados nacionais estão o Dia Nacional, a comemoração do aniversário do rei (28 de dezembro), o Prithvi Jayanti (11 de janeiro), Dia do Mártir (18 de fevereiro), e uma mistura de festivais hindus e budistas, tais como o festival dashain no outono, e o tihar no final do outono. Durante o tihar, o comunidade Newar também comemora o seu Ano Novo, por seu calendário local, Nepal Sambat

Culinária

Como os hinduístas são vegetarianos, em sua maioria, a culinária nepalesa, assim como a hindiana, reflete uma dieta vegetariana. Uma típica refeição nepalesa é o dal-bhat-tarkari. O Dal é uma sopa picante de lentilha, servida sobre o bhat, uma tigela redonda, com o tarkari, vegetai cortados, junto com picles (achar) ou condimentos picantes (chutni).

Cerca de trinta outras línguas, indo-europeas ou tibétobirmanesas, são utilizadas igualmente, a exemplo do néwari que, com o népali, é a única a possuir uma escrita. O hindouisme é a religião oficial do Nepal, praticada por cerca de 86 p. 100 da população. O budismo (8 p. 100) reside muito presente na cultura nepalesa e o Islão é praticado por 3 p. 100 da população, no oeste do país. A dualidade entre hindouisme e budismo é principal a caraterística religiosa do país.

A escolaridade é obrigatória para todas as crianças nepalesas entre 6 anos e 10 anos. Como numerosos em países em desenvolvimento, os rapazes frequentam mais regularmente a escola que as raparigas. Em 1990, um terço dos 12-17 anos era escolarizado. Principal o estabelecimento de ensino superior do país é a universidade de Tribhuvan, fundada em 1959, à Katmandou. Em 1995, a taxa de alfabetização era de 47 p. 100; três Nepaleses idosos de plus de 15 de cada quatro anos não sabem nem ler nem escrever.

Markcerto

Markcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s